Blog >
Muitos assuntos ligados ao universo infantil são frequentemente trazidos pelos pais durante as consultas com o pediatra. Um deles em especial é muito recorrente e provoca incômodo nos bebês e angústia em quem cuida: a assadura em bebê.
Embora seja um problema bastante comum e que tenha algumas causas específicas, trata-se de uma complicação que pode ser, na maioria das vezes, evitada com determinados cuidados. Por isso, é muito importante se informar a respeito.
O Eludicar preparou para você um artigo sobre assadura em bebê. Você vai conhecer as causas do problema, como ele pode ser tratado, as formas de prevenção e receber a indicação de um material de apoio em seu dia a dia.
Quais são as causas das assaduras?
As assaduras são resultado de uma reação inflamatória da pele. Normalmente, elas são causadas pelo contato do bebê com substâncias irritantes, como as fezes e a urina, por exemplo, que ficam retidas na fralda.
Essas substâncias também podem facilitar a infecção por fungos como a cândida, que também é conhecida por transmitir o sapinho. Embora a higiene inadequada e a umidade sejam as principais causas de assadura em bebê, vale a pena frisar que existem outros fatores que eventualmente devem ser investigados juntamente com o pediatra. Como, por exemplo, a colonização da pele por fungos, a alergia à proteína do leite de vaca (APLV), o uso de antibióticos e imunossupressores também podem estar ligados à assadura em bebê.

Como prevenir as assaduras?
Algumas ações podem ser inseridas na rotina da família, ajudando a proteger a pele e diminuindo o risco de evoluir com assadura, sendo elas:
Higienização adequada
Essa é a principal medida para prevenir a assadura. Não recomendamos o uso de produtos químicos, apenas água (idealmente morna), e o "pulo do gato" aqui é secar bem depois de higienizar a pele.
Troca frequente de fraldas
Como citamos anteriormente, o contato prolongado com a urina e/ou as fezes geralmente é o que provoca o problema.
O indicado é que as fraldas sejam trocadas sempre que for necessário, principalmente após o bebê evacuar.
Saiba utilizar os lenços umedecidos
Os lenços umedecidos são utilizados com muita frequência, porém o ideal é evitá-los ao máximo, ou seja, apenas em situações em que o bebê estiver fora de casa, já que os produtos podem irritar a pele.
Se for necessário o uso, dentro ou fora de casa, recomendamos dar preferência a marcas com o emprego de pouca química e emprego de bases naturais.
Deixar períodos sem fralda
Sempre que possível, também é relevante deixar a criança em alguns períodos sem fralda, para que a pele possa respirar. Essa medida é eficaz especialmente nos casos de assadura.
Tratamentos para assaduras
Mesmo mantendo os cuidados, as assaduras podem surgir. Geralmente, além da higienização constante, é indicado deixar a pele do bebê respirar, o que ajuda no processo de cicatrização das assaduras.
Vale destacar que, quando o problema for causado por fungos, há pomadas específicas para esse tratamento. Antes de utilizá-los, tire todas as suas dúvidas com o seu pediatra.
Para apoiar você no dia a dia, também preparamos para um material exclusivo, em que reunimos uma de cremes de barreira e pomadas para assadura baseada na experiência dos pediatras da Eludicar, com a indicação de produtos que consideramos seguros para o uso.
O material traz diversas orientações e explica como avaliar se um item é mesmo seguro para a saúde do seu filho. Baixe agora!
Cremes de barreira e pomadas para assadura seguros para a saúde
Receba a nossa Newsletter
Assine a nossa newsletter e receba no seu e-mail o
acesso a conteúdos exclusivos para complementar
a formação da família e da criança.